VEJAM

10 de dezembro de 2014

Peixe assado no sal recheado com farofa de cebola




Já postei várias receitas de carne porque são os pratos que cozinho para o João. Desta vez, postarei uma receita deliciosa com algo que adoro – peixe.
Minha mãe fazia peixe pelo menos uma vez por semana – ela dizia que fazia bem pra cuca. :D

Folheando o livro vi este peixe maravilhoso, feito de um jeito bem diferente – eu tinha que fazer aquela receita. Sei que minha avó faz picanha assim, assada com esse mundo de sal, mas o mesmo modo de preparo com peixe era uma novidade pra mim.

A receita original dizia para colocar ramos de endro dentro do peixe antes de assá-lo, mas resolvi abrasileirar a receita e rechear o danado com farofa de cebola. Você pode usar endro se quiser.

Tive certeza de que o prato tinha sido um sucesso estrondoso quando meu marido carnívoro perguntou quando eu faria este peixe novamente. ;)

Peixe assado no sal recheado com farofa de cebola
do Kitchen: The Best of the Best

1,5kg de peixe de carne branca e firme, limpo por dentro mas ainda com as escamas* – usei namorado
1,5kg de sal – usei metade de sal comum e metade de sal grosso passado rapidamente pelo processador

Farofa:
1 cebola grande, finamente fatiada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de salsinha picada
50-70g de farinha de mandioca
sal
pimenta moída na hora

Comece com a farofa: aqueça o azeite em uma panela média em fogo médio. Junte as cebolas e refogue até dourar – mexa de vez em quando para não queimar.
Acrescente a salsinha e a farinha, mexendo bem. Tempere e retire do fogo. Deixe esfriar completamente antes de rechear o peixe com ela.

Prepare o peixe: pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave o peixe e enxugue com papel toalha. Abra a cavidade central e com cuidado recheie o peixe com a farofa:

Prenda com palitos de dente ou barbante.
Coloque aproximadamente 1/3 do sal no fundo de uma assadeira. Cuidadosamente coloque o peixe sobre o sal e então cubra-o bem com o sal restante. Usando as mãos, espirre um pouquinho de água sobre o sal, apenas o suficiente para umedecê-lo. Aperte bem com as mãos para que a capa de sal fique bem firme sobre o peixe.


Asse o peixe por 30 minutos (assei o meu por 50).

Retire do forno e quebre a capa de sal. Remova gentilmente o excesso de sal, usando um pincel se necessário.
Com uma faca afiada, corte a pele do peixe e remova as escamas. Com uma espátula ou faca grande, retire a carne e coloque numa travessa.
Sirva com salada de folhas, fatias de limão e um molhinho ou maionese de limão.

* o peixe deve ser assado com a pele/escamas pois elas vão evitar que a carne absorva sal em excesso.

0 comentários:

Postar um comentário